O judeu, o ciclista e a ducha.

Dizem que é influência indígena. Fato é que gosto de tomar banho. Não preciso ser alertado para a necessidade de uma ducha antes de entrar na piscina, em qualquer piscina, seja no clube, no condomínio ou na casa de amigos. Com o Miguel, a coisa é diferente. Perder tempo jogando água sobre o corpo, logo ali ao lado de um tanque cheia dela, é sem graça e pouco inteligente, não é mesmo? Resignado, o moleque segue o ritual que todos os frequentadores têm (ou deveriam) de seguir, incluindo o pai. E olha que o pai é judeu, hein?

Hein? E daí que você, Marcelo, é judeu? Com o perdão da linguagem chula, pergunto-lhe ignorantemente “o que o cu tem a ver com as calças”? Judeus são sujos e não gostam de tomar banho? Você é uma honrosa exceção?

Pois é. Um hotel nos Alpes Suíços afixou um cartaz solicitando, especificamente aos hóspedes judeus, que tomem uma ducha antes de entrar na piscina, depois de receber reclamações sobre o desrespeito às normas de convivência por parte de duas moças judias. Segundo reportagem do portal G1, explica-se que o hotel recebe muitos judeus ortodoxos do Reino Unido, dos Estados Unidos e Israel, daí, suponho, a facilidade de identificar a condição judaica das “porquinhas” (que ironia, judeus que seguem as leis dietéticas da religião não podem comer porco). O cartaz diz o seguinte:

“A nossos clientes judeus, mulheres, homens e crianças, pedimos que tomem uma ducha antes de nadar. Caso não respeitem a norma, seremos obrigados a fechar a piscina par vocês. Obrigado por sua compreensão”.

A má intenção dos reclamantes, digamos claramente, seu antissemitismo, se deve à menção irrelevante da identidade étnica/religiosa das autoras do delito. Seria suficiente, simplesmente, solicitar à administração do hotel que advertisse TODOS os hóspedes sobre a necessidade da ducha antes e depois da piscina, como, posteriormente, acabou por admitir a gerente do hotel. A administração do hotel foi, na melhor das hipóteses, cúmplice dos detratores antissemitas. Ou será que todos os judeus ortodoxos ou, pior ainda, todos os judeus têm ojeriza à água?

Essa triste notícia me fez lembrar uma historinha passada nos tempos da Alemanha hitlerista.

Um judeu estava parado na rua quando alguns milicianos nazistas começam a provoca-lo, perguntando de quem é a culpa de todas as mazelas que afligiam a Alemanha. O judeu, já sabendo com quem estava lidando, responde: “É dos judeus”. E complementa: “e dos ciclistas”. Surpresos, os milicianos retrucam: “Ué, por que os ciclistas?”. E o judeu, então, espertamente, responde: “E por que os judeus?”.


Tá difícil...


Link da notícia: http://g1.globo.com/mundo/noticia/hotel-suico-pede-a-judeus-que-tomem-uma-ducha-antes-de-entrar-na-piscina.ghtml

Comentários