O queijo quente e as emoções


A notícia já é velha, de 2013, mas cabe como uma luva às alucinações que me vêm à cabeça neste exato momento. Um grupo de químicos do Royal Society of Chemistry, da Inglaterra, traçou a fórmula perfeita para o queijo quente. Segundo os pesquisadores, que, aparentemente, não têm mais o que fazer com os milhões de pounds que os pagadores de impostos britânicos despejam na instituição, para chegarmos à perfeição em termos de queijo quente temos de derreter exatos cinquenta gramas de queijo mais firme, como o cheddar, para uma fatia de pão de forma branco que deve ter, inevitavelmente, dez milímetros de espessura. O queijo e o pão devem permanecer por quatro minutos a uma distância de dezoito centímetros da fonte de calor, que precisa atingir – e manter – a temperatura exata de 155 °C. Uma das químicas que conduziu o experimento científico-gastronômico informou que três componentes são fundamentais para a avaliação do grau de excelência da iguaria: a consistência da temperatura do queijo derretido no pão, a textura do queijo e, finalmente, o sabor.  

Há queijos quentes e queijos quentes, para todos os gostos e bolsos. Em certo restaurante nova-iorquino, ele custava, há três anos, nada menos do que R$ 630,00 e os interessados em experimentá-lo deveriam solicitá-lo com antecedência de 48 horas. O sanduíche é feito com queijo derretido com fina camada de ouro 24 quilates, e o pão é assado com champanhe Dom Perignon e pincelado com trufas brancas e pequenos flocos de ouro comestível. Sobre o queijo, um pequeno detalhe: extremamente raro, é envelhecido em cavernas.

Eu sou fanático por queijo quente, está praticamente no mesmo nível salivar-gustativo da pizza, imbatível. Para mim, o queijo quente ideal é plural, é versátil, tem muitas caras dependendo da larica do momento e dos ingredientes à mão. Pode ser feito com pão de forma branco ou integral, quantidades generosíssimas de queijo, - qualquer queijo que derreta facilmente - e um rol de coadjuvantes que, de tão importantes, acabam virando protagonistas. É só abrir a geladeira e ser feliz: cebola, tomate, azeitonas – preferencialmente as pretas -, champignons, finas rodelas de banana que já começaram a passar da madureza, alcaparras, pimentões. Até Hollywood já se rendeu ao sanduíche. Num filme meia-boca, “Amor aos pedaços” (2000) um rapaz diz para a namorada “I cheese sandwich you”, afinal, amor e queijo quente são sinônimos...

Mas há, sim, uma característica que faz do queijo quente, para mim, um campeão de bilheteria. É o queijo abundante transbordando, vazando para além das fronteiras enquadradas – com duplo sentido – do pão de forma, lambuzando as mãos do comensal, dando trabalho redobrado ao infeliz responsável por lavar a grelha ou sanduicheira. Porque o queijo transbordante transforma um simples queijo quente em representação simbólica da “sujeira”, entendida como tudo aquilo que está “fora do lugar”, que desafia a regra, o controle, o estabelecido, o equilíbrio, o asséptico, o inodoro, o inóspito, o sagrado, o contido, o impoluto, o intocável, o estéril. O queijo transbordante é uma metáfora do “Foda-se”, do extravasar de emoções que, de vez em quando, temos de nos dar direito para nos lembrarmos que somos humanos, demasiado humanos. E nós somos o que nós comemos. 

Hoje é dia.



Comentários